CarregandoAguarde

Única - Gestão Transparente em Saúde

Clínica online

Sou Paciente

Qual seu tipo de acesso?

Sou Médico

Aclimação: (11) 3218-2290
(11) 99691-2013

Jacareí: (12) 3954-1104

Selecione uma unidade

Diabetes

Diabetes Mellitus: você também corre este risco!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência de diabéticos no Brasil é de aproximadamente 16 milhões de pacientes.

Diabetes Mellitus, popularmente chamada de diabetes, é uma doença crônica causada pela falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, fundamental para a queima do “açúcar” (glicose) e para auxiliar a sua entrada nas células.

Este distúrbio metabólico compromete a produção da insulina ou a capacidade do organismo em utilizar adequadamente a glicose e outros compostos químicos, caracterizando-se pela elevada concentração de glicose no sangue (hiperglicemia), se esse quadro permanecer por longos períodos poderá trazer complicações para a saúde.

Existem vários tipos de diabetes que se manifestam de maneiras diferentes, trataremos sobre - o diabetes mellitus tipo 1 e o tipo 2.

O diabetes mellitus tipo 1 é caracterizado pela absoluta falta de insulina, sendo mais frequente na infância e na adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos, que podem desenvolver uma forma lentamente progressiva da doença.

O diabetes mellitus tipo 2, o mais comum, é caracterizado pela ação dificultada da insulina, acomete principalmente adultos após os 50 anos. Possui características hereditárias, embora esteja mais relacionado aos fatores ambientais, tais como: alimentação inadequada, aumento de peso, obesidade e sedentarismo. Entretanto, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento em adultos jovens e até mesmo em crianças, principalmente pelo aumento do consumo de gorduras e carboidratos aliados à falta de atividade física.

Ambos os tipos de diabetes se não controlados podem trazer danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, portanto, para os portadores desta doença, o controle glicêmico é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Um dos pontos cruciais para isso é uma dieta balanceada.  Existem casos em que o diagnóstico é demorado, favorecendo o aparecimento de complicações. Pode ser que você ou alguém próximo tenha diabetes

Sendo assim, é de extrema importância o diagnóstico precoce e o tratamento para evitar o desenvolvimento de complicações tais como a Doença Renal Crônica e a Doença Cardio Vascular.

Dicas de alimentação saudável para evitar o diabetes Mellitus :

  • Evite alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis;
  • Consulte o rótulo dos alimentos industrializados, evitando os que possuem altos índices de gordura saturada e trans;
  • Reduza o uso de sal dos produtos industrializados, em especial os que contêm excesso de sódio, tais como: os temperos e molhos prontos, sopas de pacotinho, macarrão instantâneo, enlatados, entre outros;
  • Use ervas e temperos naturais, tais como: salsinha, orégano, manjericão, cominho, hortelã, sálvia, entre outros;
  • Evite ficar longos períodos em jejum, se alimente de 3 em 3 horas, aproximadamente.
    Esse fracionamento auxilia no controle do apetite e do peso;
  • Pratique atividade física regularmente, evitando o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade. A atividade física regular melhora a administração das reservas de açúcar no organismo;
  • Monitore a glicemia e realize os exames com regularidade. Controlar os níveis de açúcar no sangue auxilia na prevenção de complicações e na longevidade;
  • Uma dieta equilibrada deve conter alimentos fonte de carboidratos, fibras, proteínas, gorduras e minerais;
  • Varie o consumo de frutas, verduras e legumes.
  • Prefira comer frutas com bagaço e evite os sucos naturais concentrados.

A melhor maneira para evitar o desenvolvimento do diabetes mellitus é uma alimentação saudável e a manutenção do peso no nível normal de IMC (Índice de Massa Corpórea). Calcule seu índice de massa corpórea (IMC), utilize a ferramenta disponível neste site e procure mantê-lo sempre entre 18,4 e 24,99, níveis considerados normais.*

* CONSULTE UM NUTRICIONISTA

 

De modo geral, para manutenção de dieta saudável, é necessário seguir as recomendações da Pirâmide Alimentar (veja a imagem abaixo).

Pirâmide Alimentar

Cuidados

Alimentos Diet são aqueles que não contêm açúcar e alimentos light são os que têm menor quantidade de algum dos seguintes componentes: sódio, açúcares, gorduras ou colesterol.



Fechar